20/07/2019

Caso dos Resultados Rápidos

Que tipo de intervenção gera Resultados Rápidos?

É um desafio para toda empresa obter o comprometimento da equipe e conseguir melhorar o desempenho em termos de eficiência e ganhos financeiros. Conviver com atrasos de pedidos e com a necessidade de captar capital de giro é um problema frequente.

Entretanto, com a abordagem certa é perfeitamente possível obter Resultados Rápidos.

Fazer mais em menos tempo é vantagem competitiva:

  • Custa menos;
  • O Retorno sobre o Investimento nas melhorias é maior;
  • Aumenta a lucratividade da empresa;
  • Libera dinheiro para investir em novas melhorias de processos e no aperfeiçoamento da Gestão de Operações.

O mesmo Método de Intervenção utilizado neste case vale para as Operações de empresas de vários setores (manufatura, produção, logística, construção civil, serviços e hospitais), porque todas compartilham os mesmos desafios: serem financeiramente sustentáveis, atenderem bem aos clientes e praticarem uma gestão competitiva. Agregar valor e reduzir os desperdícios continuamente é o cerne das iniciativas que melhoram o desempenho das operações.

Neste Caso de Sucesso, os resultados foram consolidados em 9 dias depois da implementação do Sistema de Fluxo®, num total de 4 semanas de trabalho:

  • Redução de 83% no lead time ao final de 4 semanas. Nas duas primeiras semanas, os prazos de entrega caíram 22%;
  • Recuperação de 20,4% do capital de giro comprometidos na forma de estoques em processo;
  • Redução de 32,7% na quantidade de pedidos atrasados (backlog).

A empresa em questão enfrentava sérias dificuldades financeiras que provavelmente se estenderiam por dois anos, portanto, tinha urgência para gerar caixa, lucro e aumentar a produtividade.

Os produtos (OEM e peças de reposição) feitos sob pedido têm uma complexidade de manufatura muito variável – desde o fast runner até o produto com requisitos especiais de difícil fabricação – o que dificulta a produtividade.

Desafios

Como se não bastasse as dificuldades de processo de manufatura, outros complicadores atrapalhavam o desempenho.

  • Baixo comprometimento das pessoas com o aumento da produtividade.
  • Equipe sem senso de urgência na solução de problemas.
  • Sistemas de indicadores de desempenho incompleto e deficiente.
  • Gestão orientada para as pessoas como fonte dos problemas, em vez de focar nos processos e nos resultados.
  • Não havia sequer uma rotina de gerenciamento diário na operação.
  • O CEO e demais gestores não detinham know how sobre gestão de operações.
  • Os produtos são manufaturados, com alto índice de operações manuais, dependentes da habilidade dos operadores.
  • A liderança tinha deficiências graves na gestão da Programação da Operação (PPCPM). Na verdade, inexistia Planejamento de Materiais e o Controle da Produção era primário.
  • Para piorar as dificuldades, a indefinição de responsabilidades pelos processos (organograma informal) conduzia a conflitos interpessoais, onde o resultado comum é a atribuição de culpa ao colaborador mais fraco.

Diante de todas as dificuldades presentes, somente uma intervenção muito eficaz e eficiente daria conta de gerar resultados na velocidade desejada. O Método de Intervenção consistiu na implementação de um sistema de produção enxuto, na rápida capacitação do pessoal-chave, na busca de resultados alavancados, no combate aos 7 desperdícios da Logística Lean e na utilização de linguagem adaptada para CEO, Diretoria, gerência e chão de fábrica. Principalmente, o enfraquecimento das Barreiras á Mudança desempenhou um papel central na viabilização dos resultados rápidos.

O Projeto de Melhoria, que levaria 6 meses para dar estes resultados, foi executado e colheu os resultados em somente 4 semanas. Houve menos tempo de execução e menor custo de implementação para a empresa.