Os gerentes de operações vivem uma situação especialmente desgastante. Estão fazendo ou já fizeram demissões. Estão sobrecarregados porque assumiram mais funções e não conseguem se dedicar ao que é estratégico e mais importante. Talvez, sua própria vida pessoal e familiar esteja sendo afetada pela sobrecarga e pelas preocupações.
Então, a questão que se impõe é: o que eu deveria fazer em primeiro lugar?
Se fizermos essa pergunta a várias pessoas, a resposta normalmente passa pelas soluções e ferramentas conhecidas e com as quais estão familiarizados. Quanto mais perguntarmos, obteremos mais sugestões, o que pode tornar a decisão sobre o que fazer primeiro relativamente confusa.
Supondo que a situação atual seja conhecida em profundidade, independente do problema específico, a resposta é: obtenha resultados iminentes.
O que são resultados iminentes? São aqueles, baseados em ações eficazes, que podem ser obtidos no menor intervalo de tempo possível. Pode ser uma semana ou nove semanas, mas é o mais rápido que se pode fazer as coisas com melhor retorno. E, mais importante, não são paliativos. São resultados sobre os quais se podem adicionar melhorias. Não se trata, de maneira nenhuma, de apagar incêndios, pois foram aquelas ações ineficazes do passado que levaram ao estado atual de sobrecarga, má qualidade e estresse. Resultados iminentes diminuem o esforço e o tempo gasto pela equipe.
Nesse momento alguns dirão que não há nada a fazer, se a demanda está baixa, mas se você olhar com cuidado, notará que as vendas continuam acontecendo e alguém deve estar abocanhando a demanda existente.
Mais ainda se pode fazer se o problema é interno à empresa: custos altos, lucro baixo, baixa produtividade, deficiências no atendimento e carência de capital de giro (caixa).
A redução dos prazos de produção e de entrega, a redução dos ativos e o aumento de produtividade ajudarão na solução do problema.
As ações iminentes podem ser resumidas como segue:
– Avaliar os processos que produzem os produtos ou serviços;
– Revisar o problema e redefini-lo, se for o caso. Normalmente é o caso;
– Enxergar e avaliar o que não agrega valor em relação ao que agrega valor ao cliente;
– Definir as ações de maior retorno;
– Elaborar (o planejamento não deve ser muito extenso) e executar o conjunto de ações priorizadas.
A sugestão ao gerente é que tente aplicar essas ações adaptadas à sua realidade específica.
Qual sua impressão sobre a obtenção de resultados iminentes, ou se você colocou em prática as ações iminentes, como foi sua experiência?